Escolha uma Página
Inbound Marketing Digital, encontrando amigos na web

Um novo marketing surgiu com a invasão da web. As novas técnicas do marketing digital, conhecido como Inbound Marketing, usa a estratégia de ganhar a confiança das pessoas, por interesse, estabelecendo relacionamentos. Em contraponto ao marketing tradicional que é invasivo e conhecido como Outbound Marketing, que atualmente tenta empurrar goela abaixo, produtos ou serviços que os usuários não estão interessados. Continue lendo para saber mais sobre as novas técnicas de marketing digital que tornarão o seu projeto, um irresistível atrativo para o sucesso.

Marketing digital para fazer amigos

“Fale com o seu público em seu idioma sobre o que está em seu coração.” – Jonathan Lister

Para começar, o Inbound Marketing é muito mais barato que o Outbound Marketing, alguns números apontam uma economia em torno de 60%. O site de conteúdo, além de uma maior permeabilidade na busca, consegue quase 100% a mais de links. As estratégias de Inbound Marketing resultam em um retorno sobre o investimento (ROI) de 275%, em média.

Agregando valor aos seus novos amigos

Um site com conteúdo de utilidade para o usuário, tem 90%  mais de cliques na web, que um site institucional. Outra característica do Inbound Marketing é que o custo médio por cliente é muito mais baixo. É alimentado pela criatividade, inovação e talento, enquanto o marketing convencional é movido pelo orçamento e a repetição.

Marketing digital de valor

No Inbound Marketing, o usuário participa ativamente do processo, através dos mecanismos de busca e mídias sociais. As empresas que praticam o novo marketing digital  entregam valor aos seus usuários, com entretenimento e educação. Entre as estratégias do novo marketing está o SEO (otimização para mecanismos de busca) e as listas de emails capturadas com autorização do usuário (duplo clique).

Requiem para o spam

No Outbound Marketing, as empresas se utilizam de listas de emails compradas ou alugadas para fazer spam, outdoors e publicidade nas ruas, TV, rádio e impressos. O marketing convencional paga caro para que seu vídeo fique alguns segundos em evidência.

Empreendedores de sucesso estão focados em ofertar valor ao usuário, de forma colaborativa e interativa. O usuário percebe quando há somente a intenção da venda. Perde a confiança rapidamente, quando percebe que você está visando somente o lucro. A nova moeda é a confiança, com ela você pode colocar o seu projeto funcionando a pleno vapor.

Estratégias em Inbound Marketing Digital

A palavra que define o Inbound Marketing é a permissão. Já o Outbound Marketing pode ser definido pela palavra interrupção.

“As pessoas não compram o que você faz, eles compram por que você faz.” – Simon Sinek

Ferramentas fundamentais para Inbound Marketing

O usuário, cliente, leitor, avatar ou qualquer outro nome que se dê a quem está do outro lado, quer participar. Agora é preciso chamar todos para a festa. O blog, ou site, estabelece uma ligação com o usuário. Dessa amizade, podem surgir muitas coisas boas para ambos. O blog é uma ferramenta chave para essa interação, para esse diálogo. A queda da publicidade convencional, que cada vez mais está restrita a determinados nichos, é inevitável. O consumidor, com um rico cardápio disponível, faz uma grande pesquisa, antes de botar a mão no bolso.

Marketing Digital de Conteúdo

“Se você é um artista, aprenda ciência. Se você é um cientista, cultive a arte. “- Karin Timpone

Emails capturados com duplo clique

Estima-se algo em torno de 3,5 bilhões de contas de email criadas até hoje, com a chegada da internet. Esse canal de inbound marketing é sucesso total. Cria e amplia relacionamentos. A estratégia de captura de email na home do seu site é uma forma democrática de fazer marketing digital.

Com um bom banco de dados, você pode se dirigir aos seus avatares, com uma linguagem mais informal. Design de qualidade, linguagem informal, dirigindo-se ao usuário pelo nome, campo assunto com cola suficiente para que a mensagem seja aberta. Título atrativo, layout otimizado para dispositivos móveis e não menos importante: deixe o link para descadastramento bem visível. O spam atualmente, causa mais náuseas que resultados.

Videos como estratégia de marketing digital

Vídeos,  formato cada vez mais usado em marketing digital

O Youtube recebe algo em torno de 1 bilhão de visitantes por mês. Portanto, os vídeos não podem ser desprezados. Envolva os usuários para gerar mais compartilhamentos, com conteúdo em vídeo. Com o desenvolvimento dos dispositivos móveis, temos boas câmeras nos celulares. Com elas é possível produzir vídeos de boa qualidade. Lembre-se, uma boa ideia supera recursos e pode chegar a resultados surpreendentes. Escreva um bom roteiro, crie suspense e expectativa. Seja natural e espontâneo, mostre como você é de verdade.

Webinários

O poder da interação em vídeo é potencializado quando se trata de um webinário. Essas conferências, reuniões ou palestras na internet, quando bem planejadas, geram ótimos resultados, para ambas as partes. Você pode usar o Google Hangouts para seus webinários, uma ferramenta gratuita de boa performance.

Webinários em vídeo no marketing digital

Infográficos

Apresente informações de maneira sintética, com o uso de infográficos. Eles podem mostrar de forma clara, uma grande quantidade de dados. Quase metade dos usuários preferem informação visual que textual e os infográficos tem 30 vezes mais apelo que um texto. Apresente números e estatísticas, faça comparações, use as cores de forma equilibrada.

“Seja curioso, leia amplamente. Tente coisas novas. Eu acho que muito do que as pessoas chamam de inteligência resume-se a curiosidade.” Aaron Schwartz.

Ebooks

A isca digital mais usada é o ebook. O sucesso se deve ao fato de que a captura de email aumenta sensivelmente, quando se oferece um livro digital para o usuário. São mais trabalhosos de se produzir mas muito eficazes. Escreva sobre o nicho de sua expertise, mostre seu conhecimento e apresente um design poderoso e irresistível para o seu livro digital.

Estratégia de captura de emails usando ebooks

Ao elaborar um ebook para oferecer aos usuários que deixarem seu email, passe longe da megalomania. Ofereça algo modesto e sincero, que faça seu leitor optar pelo sim. Modesto não significa ruim ou mal feito. Tenha certeza de que o que está oferecendo é algo útil. Ofereça algo que seria bom para você.

Mídias sociais

Não coloque todas as suas fichas em uma só rede social. As redes sociais são muito dinâmicas, mudam as regras sempre. Como em todos os outros casos, faça um bom planejamento, distribua os ovos em várias cestas e mensure sempre os resultados. Para obter resultados nas mídias sociais, faça uma pesquisa cuidadosa sobre o comportamento do seu público, melhores horários e frequência de postagens. Publique conteúdos interessantes e fáceis de compartilhar.

Muitas estratégias são mal compreendidas e consequentemente, pouco utilizadas em marketing digital. Algumas otimizam a conversão de forma visível. Continue lendo o artigo para entender melhor como utilizar estratégias para otimizar a conversão em seu site.

Chamada para a ação em marketing digital

“Arte é fazer algo do nada e vender” Frank Zappa

Call-to-action

Analise sua página de vendas e verifique como estão sendo utilizadas suas chamadas para a ação, também conhecidas como call-to-action.  Uma página que possui algumas chamadas, espalhadas estrategicamente pelo site, tem melhores taxas de conversão. Use as chamadas de forma moderada, mas certifique-se que ela aparecerá mais de uma vez para o usuário. De preferência, em uma cor destacada das demais, que seja impossível de ignorar.

Não é possível nem aconselhável agradar a todos

A maneira mais rápida de destruir seu projeto é tentar agradar a todos. Seu usuário perceberá que você não tem opinião própria, que concorda com tudo. Seja autêntico e único, como você é, mostre seu estado natural. Com certeza muitas pessoas se identificarão com você e sua história.

Não é possível agradar a todos

Formulários para coleta de dados do usuário

Ao desenhar um formulário para coleta de dados, resuma as informações a nome e email. O usuário não gosta de responder questionários que solicitam suas informações pessoais. Muitas agências de marketing digital fazem isso. Apresentam uma isca digital muito interessante mas quando clicamos, tem um formulário enorme que precisa ser preenchido para conseguirmos fazer o download do PDF. Perdem a maioria dos usuários nesse processo.

“O pensamento criativo pode significar simplesmente a percepção de que não há nenhuma virtude particular em fazer as coisas do jeito que sempre foram feitas”. Davey Coleman.

Eliminando os obstáculos para uma possível venda

Se for vender algum infoproduto, aplique as técnicas eficazes do marketing digital. Podemos ver a objeção aqui, como algo que é contrário à convicção. O usuário estava na dúvida e desistiu da compra. A objeção prevaleceu. Utilize afirmações verdadeiras como Acesso Imediato, Pagamento Seguro, Garantia Total, Cancele Quando Quiser, Sem Risco.

Estratégias com formulários

Acolhendo as críticas

Não existe projeto perfeito, todos temos inúmeras qualidades e defeitos. Afinal, somos seres humanos. Natural que existam pessoas que não concordam, ou não gostam do que propomos. Portanto, seja moderado em suas proposições. Quando aparece algo bom demais para ser verdade, os naturalmente críticos ficam alertas. Isso pode acontecer, por exemplo, se o usuário só encontrar pessoas te elogiando, em todos os lugares. Nesse ponto, os comentários negativos fazem parte do contexto, e não são ruins. Críticas medianas ou ruins podem ajudar a fixar sua personalidade e autenticidade.

“Um anúncio é um aperitivo, não um Buffet”. Beard S. & Lee Clow.

Aprendendo a ouvir

A palavra mais importante na comunicação é o nome da pessoa com quem você está falando. A segunda é a palavra você. Num diálogo qualquer, ouvir é muito mais importante que falar. Não quer dizer que você não deva falar, a autopromoção é fundamental no marketing digital.

Mas, se você ouve as histórias, dá espaço para que seu usuário conte suas experiências, suas conquistas. Com isso, você sobe um degrau. O empreendedor digital é um mestre em transformar problemas em soluções, através do princípio da reciprocidade. Fale diretamente ao coração de sua audiência, deixe que suas conquistas falem de você.

WhatsApp chat