Entendendo os elementos fundamentais ao seu site
Acessibilidade é fundamental nos dias de hoje. Quais são os elementos fundamentais ao seu site? Muitos ainda não compreenderam a importância de ter um site bem resolvido e permeável. Além disso, o site precisa estar afinado com as novas tendências em marketing a nível mundial. O marketing de conteúdo, já consolidado no exterior, começa os seus dias no Brasil, ainda de forma tímida.
Algumas empresas investem em aparência e se esquecem da funcionalidade. Listamos abaixo alguns pontos importantes na arquitetura de um site. O mundo virtual é prático, responsivo e claro. Elementos poluentes como animações em Flash, música e excesso de informação estão com os dias contados. Veja abaixo, quais são os elementos fundamentais ao seu site.
Domínio fácil e permeável
A escolha do domínio é o primeiro e não menos importante passo na estruturação do projeto. Domínios exatos estão cada vez mais difíceis e caros de se adquirir. Experimente um domínio que seja de fácil memorização ou que tenha ligação com o seu nicho. O ranqueamento pode ser feito pela palavra chave do domínio e também pelas tags existentes em seus posts de qualidade.
Layout responsivo e versão móbile
O layout do site deve ser bem resolvido, de fácil navegação, com menus intuitivos que levem o usuário onde ele quer e o traga de volta com apenas um clique. Deve também se adaptar aos vários formatos de tela como tablets e smartphones, resumindo e adaptando o conteúdo de acordo com o espaço disponível.
Conteúdo inovador
Sites que tentam vender ao usuário logo na entrada estão perdendo terreno para os sites de conteúdo. A nova ordem diz que você deve cativar o cliente, oferecendo a ele conteúdo de qualidade dentro de sua área de interesse. Faça primeiro a aproximação, oferecendo algo de valor ao usuário antes de tentar vender algo a ele. Capturando seu e-mail autorizado, poderá futuramente vender seus produtos ou serviços.
Integração com as redes sociais
O ganho em visibilidade e promoção da marca é notório com a integração com as redes sociais. Certifique que o layout de seu site tenha botões personalizados para o Tweeter, Facebook, Google + e outros. Por que o Google +? Porque o Google faz indexação de seu site quando você se cadastra como editor e posta em sua rede social, mesmo que poucas pessoas vejam.
Formas de monetização
Se o seu site já tem algum tráfego, pense em formas dele gerar dinheiro. Usando os espaços publicitários para programas de afiliados, sites parceiros e outros, como o Google Adsense.
Navegação simples e rápida
Crie menus claros que levem o usuário ao seu destino e o traga de volta em um clique e cuide para que seu site não fique pesado. Mantenha o código em ordem, sem conflitos. Um site pesado e demorado perde todo o seu tráfego no primeiro minuto: o usuário parte para outro item da busca ao se deparar com uma página que demora a carregar.
Otimização para os motores de busca (SEO)
Otimize o seu site, desde o primeiro post, para a busca orgânica. Algumas plataformas podem fazer uso de plugins específicos para otimização, como é o caso do WordPress, que facilitam bastante o trabalho.
Captura de leads
Leads são o principal efetivo de um site, portando, tenha um bom formulário de captura na home do site. Ofereça ao usuário algo de valor em troca de seu e-mail: pode ser uma dica, um e-book ou um desconto significativo para que ele se cadastre. A partir daí pode ser estabelecida uma comunicação planejada que o levará a comprar seu produto ou serviço no futuro.
Segurança e estabilidade
Cuide para que o seu projeto esteja abrigado em um provedor de hospedagem seguro e estável. Muitos sites são invadidos e com um descuido, pode-se perder todo o seu conteúdo. Alguns provedores funcionam a vento com máxima estabilidade, não dependendo de energia elétrica convencional para alimentar seus servidores.