Descubra como produzir conteúdo de qualidade
Você sabia que a grande maioria dos usuários da web tem o hábito de escanear o conteúdo? Ou seja, os textos não são lidos mas verificados rapidamente, em busca do assunto de interesse. Isso acontece porque o usuário tem um comportamento multitarefas. Isso quer dizer, que abre várias páginas ao mesmo tempo, fazendo consultas, produzindo um texto ou gráfico. Verificando seus e-mails e conversando com alguém no chat das redes sociais, ao mesmo tempo.
A velocidade com que o usuário vai de um resultado a outro na busca, exige que o seu post e a estrutura do seu site seja feita de forma a capturar instantaneamente sua atenção. Deve permitir que esse usuário identifique rapidamente o conteúdo e encontre o seu assunto de interesse.
Comportamento multitarefas
O comportamento multitarefas faz com que o usuário crie filtros para encontrar conteúdos interessantes. Para filtrar esses conteúdos, faz o escaneamento de partes do texto. Quando não encontra o que está procurando, parte para outra página na busca, até encontrar o que procura. Por esse motivo, você deve produzir conteúdo escaneável para o seu site, ou seja, conteúdo de fácil identificação e leitura.
Títulos e subtítulos
Utilize sempre em seus textos, títulos e subtítulos para os pequenos blocos, dando destaque ao assunto tratado. Isso fará com que o leitor tenha uma ideia do conteúdo antes de iniciar a leitura. Os títulos e subtítulos, feitos de forma clara e direta, dentro do assunto de relevância, auxiliam a indexação pelos buscadores como o Google, Bing e Yahoo.
Chamadas para a ação!
O uso de chamadas para a ação pode ser um bom meio de engajar o usuário. Verbos no imperativo ajudam a despertar a curiosidade, fazendo com que o usuário leia o conteúdo que está abaixo.
Evite textos longos
Evite textos em grandes blocos, a monotonia faz com que o usuário se desinteresse. Quebre o texto em parágrafos, melhorando seu fluxo e adicionando espaço em branco. Seu conteúdo ficará mais claro, menos poluído e de leitura mais fácil e fluída. Mantenha a coesão e a estrutura do texto, fazendo a ligação entre esses parágrafos, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Infográficos
Outra forma de quebrar a monotonia é o uso de infográficos, ilustrações e fotos. As imagens atraem o usuário, antes de tomar conhecimento do assunto. Utilize um dos muitos bancos de imagens gratuitos existentes na web. Procure usar uma imagem que tenha haver com o assunto que está sendo abordado.
Os infográficos são de grande apelo visual, eles mostram de forma simplificada, o que necessitaria de um grande bloco de texto para explicar. Trazem clareza e leveza para o post, além de o tornarem visualmente mais atrativo.
Listas e tópicos
Criando listas e tópicos, a audiência compreenderá melhor sua mensagem, separada em elementos simplificados.
Faça uso dos recursos do editor de texto, como negritos, itálicos, maiúsculas, links e sublinhados, direcionando o interesse dos usuários para as palavras importantes. Use o negrito para palavras que devem ser destacadas e o itálico para publicações, palavras em outros idiomas e livros.
Vídeos e imagens
Não descarte o uso dos vídeos, o usuário prefere ver um vídeo que ler um texto. Evite os vídeos longos ao planejar seu conteúdo multimídia. Esses recursos ilustram melhor um conceito mais complexo, criando identificação com a seus usuários. Use sempre imagens impactantes e de qualidade, com legendas explicativas. Imagens prendem a atenção e fazem com que os usuários se interessem em ler o texto.
Foco
Procure manter o foco na ideia central do seu texto. Escrever um texto sobre muitos assuntos pode complicar seu raciocínio e o do seu usuário.
Desejamos uma audiência de qualidade e muitas conversões em seu site!