Valorize seu conteúdo usando o banco de imagens
A fotografia é um elemento importante dentro do contexto do marketing de conteúdo. Se pretende ser algo diferente, transmitir credibilidade e aumentar a confiança que o leitor deposita em sua biblioteca de conteúdo, alguns fatores devem ser trabalhados. Entre esses fatores, estão a escolha do tipo certo para os textos, estética, organicidade, leveza. A qualidade do conteúdo e é claro, fotos de alta qualidade. Essas fotos podem ser encontradas nos muitos bancos de imagens da web.
Fotos tornam o post mais atraente, quebram a monotonia do texto e ajudam a prender a atenção do usuário. Outra função da foto é personalizar o post, distinguindo e ajudando a identificar determinados assuntos.
Bancos de Imagens e fotos
A maneira mais segura é solicitar a autorização do autor ou titular da imagem ou foto e publicá-la somente depois de autorizado. Mesmo assim, é necessário indicar o nome do autor. Nos bancos de imagens gratuitos, a reprodução das imagens já está autorizada. No Google Imagens, as fotos não estão previamente autorizadas, sendo mais seguro usar os bancos de imagens gratuitos. Existem duas questões envolvendo a publicação de uma foto: o direito do autor da foto e o direito da pessoa fotografada (os chamados direitos de imagem). Nesse caso, é necessária uma dupla autorização para uso.
O ideal, para customização do trabalho, é produzir suas próprias fotos. Isso nem sempre é possível então podemos recorrer aos sites que disponibilizam fotos dos mais variados temas. Existem centenas de sites que ofertam fotos profissionais de boa qualidade na web, alguns são royalty free, ou seja, as fotos são gratuitas. Mas atenção, leia os termos de cada um deles para se certificar das condições. Na maioria dos casos, basta indicar o link do site que cedeu a foto.
A busca por imagens gratuitas pode ser demorada, indicamos abaixo alguns sites que irão facilitar essa busca:
Muitos fotógrafos disponibilizam suas fotos sob a licença Creative Commons (CC). O uso da imagem é permitido com a condição de que seja dado o crédito para o fotógrafo que a produziu.