Tecnologias Atuais Um futuro presente
Tecnologias atuais apontam para uma queda contínua no uso de navegadores antigos e ineficientes. Navegadores mais permeáveis, permitirão aos desenvolvedores criarem aplicativos mais rápidos e integrados, que rodam em todos os dispositivos. Apesar de muitos usuários ainda estarem presos a ferramentas antigas, é quase inevitável que tenham que se atualizar.
Tecnologias atuais 3D
A tecnologia CSS3 3D permite a renderização em dispositivos móveis, para criação de gráficos 3D. Os navegadores se adaptam a essa nova possibilidade do design atual. No momento, surgem muitas apps, jogos e apresentações que se utilizam dessa tecnologia.
Já está sendo utilizada a nível experimental, uma alternativa mais limpa para cookies. O usuário deve ser informado o que cada cookie faz, dando-lhe a opção de ativá-los ou desativá-los. Em modo off line, dados do cliente podem ser armazenados no navegador do usuário. Infelizmente a maioria dos navegadores, ainda não estão preparados pra isso. O usuário atento, pode atualizar seu navegador para as essas tecnologias atuais.
Aplicativos com tecnologias atuais acessíveis aos usuários, trabalhando e melhorando o que já existe. Isso torna desnecessário o estudo de novas linguagens, nem tão interativas, permitindo o uso de códigos já consolidados. Podemos esperar um aumento na popularidade do Java Script, como uma linguagem comum entre os desenvolvedores.
Vídeos
Subindo, como sempre, a popularidade dos vídeos na web. Mais de 90% dos vídeos disponíveis são processados através de um iframe do YouTube ou Vimeo. Por que são tão populares?
YouTube e Vimeo hospedam os vídeos e não é necessário se preocupar com a largura de banda ou de armazenamento. O formato correto é carregado a partir de uma solicitação do navegador, aliviando quaisquer problemas de compatibilidade.
Cada vez mais desenvolvedores usam tags personalizadas de vídeo HTML5 para exibir vídeos em sites. Utilizando a versão mais recente, você tem mais controle sobre a apresentação do vídeo e pode adequá-lo ao layout do site.
O Youtube aparece como o segundo maior motor de busca. A nova geração parece confiar mais em vídeos do que em textos. O próprio Google tem mostrado, no resultado das pesquisas, um maior conteúdo de vídeo e áudio.
Um novo tempo
Infográficos claros informam com mais eficiência os usuários, substituindo as tabelas e longos textos na explanação de determinados assuntos. Design responsivo já é algo obrigatório com o crescente aumento na utilização dos móbiles, tablets e aplicativos cada vez mais velozes. Um desafio para os desenvolvedores será criar sites e aplicativos com design e funcionalidade que se adapte às características do dispositivo. Acreditamos que os sites de ponta deverão ter estrutura cada vez mais simplificada. Um conjunto de códigos integrados, considerando o aumento constante no uso dos móbiles.
Indicadores apontam para a consolidação das tecnologias acionadas por toques e gestos. Teclados e mouses estão perdendo espaço, depois da revolução do touch screen. Tecnologias off line com baixa demanda do processador. Menor consumo de energia e baterias mais eficazes e de carregamento mais rápido.
Gerindo conteúdos
Conteúdo de qualidade dentro do nicho, atualizado regularmente, é um dos vetores dos algoritmos do Google. A frase “Conteúdo é Rei” é largamente usada na web. Uma biblioteca de conteúdo dentro do nicho tem cada vez mais permeabilidade, à medida que mais conteúdo é adicionado de forma otimizada. Uma estrada mais vertical se abre, de cima para baixo, para mostrar os conteúdos. Cada vez mais pessoas possuirão os três dispositivos, PC, tablet e celular, com um App que rode em todos eles.
Acreditamos que a infra-estrutura melhore e tenhamos mais mobilidade, conexões wi-fi mais potentes e estáveis, bem como mais espaço para armazenamento de grandes arquivos na nuvem.