Termos de Marketing Digital Mais Usados
As ações e estratégias de comunicação, usadas por empresas e profissionais via internet, celulares e outros para divulgação de produtos e serviços são chamadas de Marketing Digital. A prática consolidada se torna mais eficaz a cada dia. O conjunto de ações visando garantir o sucesso das campanhas, exige atualização e aprimoramento constante dos profissionais envolvidos. Abaixo, listamos algumas das palavras mais usadas ou termos de marketing digital e os seus respectivos significados:
Adwords – Entre os termos de marketing digital, está a ferramenta dos links patrocinados do Google. Com ela, é possível estruturar campanhas e ter visibilidade direcionada ao cliente que está buscando o seu produto ou serviço. É uma das ferramentas para divulgação mais usadas atualmente no mundo virtual.
Analytics – Ferramenta que permite a visualização de informações sobre acessos e desempenho do seu site, em tempo real. Informações como a quantidade de usuários que estão ou estiveram no site. Mostra a quantidade de páginas que foram abertas e páginas mais acessadas, entre outras métricas.
Backlinks – Links que apontam para outro site. Muito usado em parcerias para intensificação de tráfego no site. Links em sites de alto tráfego apontando para o seu site e vice versa. Ou seja, também os seus links apontando para os sites de seus parceiros. O objetivo da troca de links é o ranqueamento orgânico pelos motores de busca.
Black Hat – Práticas consideradas ilegais e antiéticas pelos motores de busca. São usadas para posicionar sites nos buscadores como o Google, Yahoo e Bing. O Google costuma penalizar sites que se utilizam dessas práticas, com perda de posição ou banimento.
Conversão
É quando o usuário que entrou em seu site finaliza a ação ou compra. A conversão é o objetivo das campanhas de marketing. Ou seja, quando a visita gera a venda.
Edge Rank – Ferramenta do Facebook que mede a importância de uma determinada postagem. Essa avaliação é feita no feed de notícias e mede a qualidade e interesse dos usuários pelo assunto.
E-commerce – Comercio virtual, palavra usada por compradores e vendedores de produtos que usam a internet para esse fim.
E-book – O e-book é uma publicação eletrônica. É muito usado como isca para a captura de leads. Normalmente é um assunto de interesse do usuário do site, disponibilizado em troca de seu e-mail autorizado. São conteúdos mais ricos e elaborados que os posts.
Keywords – As palavras chaves são o ponto de partida para seu assunto, site e post serem localizados pelos motores de busca. Todo post ou domínio deve começar com uma boa pesquisa de palavras chave. Para isso pode ser usada a ferramenta do Google citada acima, o Adwords. São através das palavras chaves que são feitas as campanhas dos links patrocinados. Bem como a otimização para os motores de busca (SEO), para que o seu site possa ser ranqueado organicamente.
Lead – Normalmente é o usuário que se cadastrou em uma página de captura ou formulário de contato. Pode ser também o usuário que procura a empresa via telefone, e-mail ou pessoalmente, interessado em seu produto ou serviço. O lead é um cliente em potencial que pode ser trabalhado em um funil de vendas até que compre ou contrate sua empresa.
Links patrocinados
Anúncios pagos no Google ou Facebook Ads, entre outros. Esses anúncios são mostrados apenas para pessoas que digitaram as palavras chaves que foram usadas para o ranqueamento. Essas palavras foram escolhidas quando da estruturação da campanha.
Landing Page – Página de captura criada dentro do site, ou individualmente, para a captura de leads. O usuário é atraído com uma chamada para ação, produto ou serviço e deixa o seu e-mail, autorizando contatos posteriores. É a porta de entrada para futuros clientes, usada com propósito de conversão.
Marketing de Conteúdo – Material de interesse do usuário é publicado no site ou blog para gerar engajamento com a marca, produto ou serviço. Direciona conteúdos, atraindo os usuários que poderão se tornar futuros clientes.
PV ou Page Views – Visualizações feitas pelos usuários de um site.
Remarketing – Aumenta a taxa de conversão, dentro dos links patrocinados do Google e Facebook. O usuário entra em sua página, sai e abre outra. Aquele produto que viu em seu site é mostrado, mesmo em outras páginas para esse mesmo usuário, através dos banners de publicidade. É um tipo de perseguição, usando cookies instalados no computador do usuário.
SEO
Sigla de Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os motores de busca. O SEO é uma das principais ferramentas para estratégias de marketing digital. A técnica facilita leitura dos conteúdos de sites pelos motores de busca, e tem como objetivo o ranqueamento orgânico.
Webinar – É uma abreviação de seminário web. Conteúdo disponibilizado para o usuário, geralmente ao vivo ou em vídeo gravado, de uma palestra, aula, debate e outros.
Um melhor conhecimento dos termos de marketing digital e ferramentas mais usadas permite uma maior eficácia em suas campanhas. Pode gerar melhores resultados, ou seja, conversões e vendas. Desejamos sucesso em suas campanhas.